Quão importante é a informação que armazenamos em nosso computador, todo um sistema operacional e uma série de programas que armazenam nosso disco rígido e que, é claro, não queremos perder.

A verdade é que as falhas de disco rígido são mais comuns do que você pensa, como eu que, se você não quer a olhar para a necessidade de instalar tudo de novo antes de uma possível desvantagem, melhor para ser cauteloso. Talvez você queira apenas substituir o disco rígido do seu computador e não quer ter que instalar tudo do zero, de qualquer forma, as informações que fornecemos serão muito úteis.

Agora, talvez você não saiba a utilidade de clonar seu disco rígido antigo, por isso decidimos informá-lo sobre as vantagens que isso acarreta e mostraremos o processo para que você possa fazer isso sem grandes inconvenientes. Além de informá-lo sobre as aplicações com as quais você pode realizá-lo.

Quais são os benefícios e vantagens de clonar seu disco rígido antigo?

Clonar seu disco rígido pode ter muitas vantagens que talvez ignoremos. Nossos avós sempre disseram que um homem cauteloso vale mais do que dois e pode ou não saber, mas ter um disco rígido de backup com todos os nossos dados idêntico ao que temos em nosso computador tornaria tudo mais fácil em caso de uma possível falha, Embora não acreditemos nisso, geralmente acontece mais do que pensamos.

Naturalmente, esse não é o único uso desse processo de clonagem de disco. Talvez a razão pela qual você queira fazer isso seja porque está pensando em substituir seu disco rígido antigo por um maior e, é claro, não vai querer ter que instalar tudo novamente .

No caso de você querer migrar de um disco rígido mecânico para um SSD, você também pode usar o processo de clonagem para evitar ter que instalar tudo novamente.

Passos para clonar seu disco rígido no Windows 10

Para executar o processo no Windows 10, você precisará de um aplicativo chamado Partition Assistant, que pode ser baixado gratuitamente no site oficial. Abaixo, mostramos os passos a seguir para clonar seu disco rígido no Windows 10.

Instalando o Partition Assistant

img

Baixar o Partition Assistant Home Edition

Depois de ter baixado o instalador do Partition Assistant, você deve executá-lo em seu computador. A instalação é geralmente um processo extremamente simples. A primeira coisa será escolher a linguagem que no nosso caso seria o espanhol.

Então, conforme você avança, você seleciona "Próximo" até que o processo seja concluído. Uma vez que tenhamos instalado o programa, nós iremos abri-lo. A interface é bastante simples e não será difícil para nós usá-la. O que veremos no começo serão as diferentes partições.

Normalmente, o nosso Windows 10 estará na unidade «C:» e o novo disco que usaremos como destino tende a variar de acordo com o caso. No lado esquerdo, vamos encontrar as diferentes opções que podemos executar com este software.

Início do processo de clonagem

Para iniciar o processo de selecionar a opção "Disk Copy", este irá apresentar um par de opções para decidir entre apenas o espaço usado para clonar ou clonar o disco rígido como o como é, incluindo os setores que estão vazias. A opção mais aconselhável para acelerar o processo é a primeira, então clicaremos em "Próximo".

Seleção de disco para copiar e destino

Agora vamos selecionar o disco rígido que queremos clonar que deve ser por padrão a unidade "C:", enfim , para ter certeza que você pode verificar a capacidade de armazenamento e compará-lo com o disco que queremos copiar. Você verá isso inserindo "Computador" no menu Iniciar do Windows.

Em seguida, vamos selecionar o disco de destino, que será para o qual vamos migrar todas as informações do nosso disco antigo e vamos clicar em "Next".

Seleção de modificações para o novo disco

Depois de concluir o passo anterior, aparecerá uma tela na qual devemos selecionar uma opção de acordo com as nossas necessidades sobre as modificações a serem feitas no disco rígido de destino. Nós vamos escolher o que é mais apropriado no nosso caso e vamos clicar em "Próximo".

Uma vez feito isso, um aviso aparecerá na próxima janela dizendo que o disco rígido pode não ser inicializado corretamente, mas sem se preocupar, nós clicaremos em "Next", mais uma vez. Após isso, retornaremos à interface inicial e lá vamos localizar e à esquerda na opção "Apply", selecionando-a para iniciar o processo.

O software nos avisará que devemos reiniciar o computador para concluir o processo e selecionar "Continuar".

Quando o processo estiver concluído, nosso computador será reiniciado automaticamente. Feito, uma vez que o equipamento esteja ligado, teremos todas as informações em nosso novo disco rígido.

Como clonar seu disco rígido HDD em um SSD?

Conforme o tempo passa, os avanços tecnológicos estão se deslocando uns aos outros e não há exceção no caso dos discos de armazenamento. O Disco Rígido (HDD) foi recentemente substituído pelo inovador Solid State Drive (SSD), a ponto de as vendas do primeiro terem caído significativamente.

Você provavelmente vai querer adaptar-se às novas tecnologias e se livrar de seu acionamento mecânico velho migrando para um SSD, mas não quero perder tudo o que você já tem, mas você gostaria de aplicar este processo de clonagem para evitar ter de instalar o sistema operacional e outros ainda.

Bem, se você tiver a ferramenta Partition Assistant, você pode clonar seu HDD antigo em um SSD sem qualquer problema, o que representa uma melhoria significativa na velocidade do nosso computador, além de outras vantagens que o SSD tem sobre o antigo disco mecânico.

Antes de iniciar o processo, seria melhor fazer um backup do nosso disco rígido atual, para que, em caso de qualquer inconveniência, possamos restaurá-lo. Também precisamos nos certificar de que o SSD que servirá como destino tenha pelo menos a mesma capacidade que o nosso disco rígido antigo.

A verdade é que o processo de clonar um disco HDD em um SSD pode ser exatamente o mesmo que o descrito acima, se você usar o Partition Assistant. Simplesmente selecione os discos de origem e destino, escolha o tipo de modificações que queremos fazer, finalize, aplique e deixe o dispositivo reiniciar automaticamente. Simples, não é?

Você também pode usar outras ferramentas muito úteis para executar o processo de clonagem, embora com o Partition Assistant você possa fazer isso facilmente.

Lista dos melhores aplicativos e programas para clonar o disco rígido

Por algum motivo, você pode querer uma alternativa ao Partition Assistant para executar o processo de clonagem do disco rígido, seja em um HDD ou em um SSD. Portanto, vamos mencionar uma série de alternativas para que você possa fazê-lo confortavelmente.

GParted

Esta é, sem dúvida, uma ferramenta bastante simples de usar. Sua interface simples e clareza das opções disponíveis nos permitem realizar nosso processo sem grandes dificuldades. Tão simples quanto copiar e colar partições de um disco para outro. Simples, certo?

Clonezilla

O Clonezilla é uma das melhores ferramentas para realizar o nosso processo de clonagem de discos com facilidade e rapidez. Este aplicativo pode não ter a interface mais confortável ou atraente, mas garante a conclusão do processo corretamente. O melhor? Você pode executá-lo através de um CD ou pendrive sem ter que instalar o software no seu computador.

Mestre de Partição EaseUS

Sem dúvida, uma das opções a ter em conta ao realizar o processo de clonagem, seja porque você deseja migrar para um disco maior ou porque deseja substituir seu disco rígido mecânico antigo por um SSD que fornece mais velocidade ao seu computador . Esta ferramenta é muito simples e é bastante semelhante ao GParted, uma vez que também consiste em copiar e colar partições de um disco para outro.

Macrium refletem

Outra opção que você deve levar em conta ao escolher uma ferramenta para executar o processo é o Macrium Reflect 7 , isso nos fornece uma versão gratuita focada no processo de clonagem, mas também permite agendar cópias de segurança, entre outras funções.

Claro, a versão premium tem muitas outras funções que podem ser muito úteis, mas se nossa missão é apenas fazer uma cópia do nosso disco rígido, podemos fazê-lo sem nenhum problema da versão gratuita.

Acronis Disk Director

Este programa é ideal para realizar o processo de clonagem, além de poder gerenciar o disco, criar ou formatar partições entre outras diversas funções que essa ferramenta coloca à nossa disposição.

Sem dúvida, qualquer uma das opções apresentadas pode nos ajudar a clonar nosso disco rígido antigo, porque queremos ter um backup em caso de uma eventual falha, porque queremos migrar para um disco maior ou porque queremos atualizar tecnologicamente usando um SSD .

Se você tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários, nós responderemos o mais breve possível, e tenho certeza que será de grande ajuda para mais membros da comunidade. Obrigado! 😉